RELATÓRIO MENSAL GESTAR IIUNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-
UnBDECANATO DE EXTENSÃO-
DEXCENTRO INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Prof. Dr. Dioney M. Gomes
Formadora - UnB: Andreia Alves dos Santos
Formador (a) Estadual:Maria Ângela Papini
Estado: Santa Catarina
Município: Joaçaba
Nº de cursistas:13
Dia:17/09/09
Mês de referência: Segundo encontro do mês de Setembro
Unidade 22
Produção textual:planejamento e escrita
Tratamos da escrita e da leitura como temas importantes para a construção do conhecimento linguístico no aprendizado da língua portuguesa a partir de uma perpesctiva do desenvolvimento da competência comunicativa.
A pratica da leitura e da escrita devem ser incentivadas e estratégias para que os alunos aprendam a ler e compreender os textos uns dos outros.
Objetivos da unidade 22:
1.O planejamento;
2.O planejamneto e estratégias;
3.A escrita.
Seção 1
O planejamento
Objetivo da seção:"Apresentar elementos de reflexão e estratégias relacionadas ao planejamento de textos."
Visamos a apresentção de elementos de reflexão e estratégias de atuação em sala, relacionadas ao processo de planejamento de um texto.
Pensamos que um bom texto pode ser produzido a partir de atividade de pré-escrita e trabalho em grupo, por exemplo.E uma boa aula de escrita é baseada na prática e no diálogo reflexivo.
Seção 2
O planejamento:Estratégias
Objetivo da seção:"identificar estratégias que podem ser utilizadas para o planejamento e a escrita de textos."
.Identificar estratégias que podem ser utilizadas para o planejamento de textos;
.Estratégias devem ser variadas para cativar os alunos;
.O professor constroi andaimes que vão sendo internalizados pelos alunos;
Seção 3
A escrita
Objetivo da seção:"Desenvolver atividades de planejamento e escrita,considerando a construção e revisão textual."
.A produção textual tem como trabalho central a escrita do texto;
.A escrita se desenvolve a partir de um processo de avanços e retrocessos, mas á medida que praticamos fica mais fácil vermos os avanços;
Nenhum comentário:
Postar um comentário