RELATÓRIO MENSAL GESTAR IIUNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-
UnBDECANATO DE EXTENSÃO-DEXCENTRO INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Prof. Dr. Dioney M. Gomes
Formadora - UnB: Andreia Alves dos Santos
Formador (a) Estadual:Maria Ângela Papini
Estado: Santa Catarina
Município: Joaçaba
Nº de cursistas:13
Mês de referência: SEGUNDA QUINZEMA DE AGOSTO
Mais um encontro enriquecedor do nosso Gestar.Os professores cursistas sempre mostram-se ansiosos pelos encontros tendo sempre relatos especiais para repassarem para o grupo.Iniciamos sempre nossos encontros com mensagens e com estas analisamos e discutimos situações de vida.
Unidade 20
Relações lógicas no texto
A linguagem, como aqui é enfocada, constitui fator essencial na "troca" entre elementos do meio ambiente.Nada mais pertinete, então, do que tratar textualidade na inte-relação com o tema meio ambiente.
Nas ossas interlocuções diárias, buscamos sempre o fio condutor da organização das idéias e das informações:Buscando a lógica dos discursos.Esse "fio condutor" da nossa interpretação do mundo e das coisas é contruído a partir de raciocínio lógico.
Objetivo da Unidade:
1.identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentidos do texto;
2.analisar efeitos de sentido decorrentes da negação;
3.analisar lógicas de construção de signifiocados implícitos na leitura e na produção de textos.
Seção 1
A lógica do(no) texto
Objetivo da seção:"Identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentidos do texto."
Para produzir sentidos, para ser coerente, um texto deve fornecer informações adequadas para que o leitor/ouvinte seja capaz de construir uma representação do mundo textual.
A escolha de como será feita a organização de um texto sempre corresponde a uma inte~ção comunicativa que está incorporada ao texto.
Seção 2
A negação
Objetivo da seção:"Analisar efeitos de sentido decorrentes da negação."
A negação é uma relação lógica que representa a exclusão, a rejeição de uma informação ou da possibilidade de ocorrência de algum fato ou evento.
Quando não fica muito claro qual o conteúdo negado, falamos de ambiguidade da negação.
Seção 3
Significados explícito
Objtivo da seção:"Analisar relações lógicas de construção de significados implicítos na leitura e na produção de textos."
Um texto, em geral, se constroiu a partir de informações sobre o tema escolhido e sobre relações lógicas que buscam o fio condutor da coerência das ideias entre si com a situação em que é produzido.
Muitas das informações nem precisam ser explicitadas´porque decorrem de ideias já expressas no tetxo.pelas relações lógicas recuperam-se tais significados implicítos.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
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