terça-feira, 15 de setembro de 2009

RELATO DO TP6 UNIDADE 21

RELATÓRIO MENSAL GESTAR IIUNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-
UnBDECANATO DE EXTENSÃO-
DEXCENTRO INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Prof. Dr. Dioney M. Gomes
Formadora - UnB: Andreia Alves dos Santos
Formador (a) Estadual:Maria Ângela Papini
Estado: Santa Catarina
Município: Joaçaba
Nº de cursistas:13
Mês de referência: Primeiro encontro do mês de Setembro
Dia:10/09/09

Iniciamos nosso encontro com a leitura do texto:"Fiapo de trapo" de Ana Maria Machado.Texto extremamente poético e que nos faz pensar muito como devemos agir com os que estão próximos de nós.
Relatos de atividades realizadas pelas professoras cursista:
.Márcia:trabalhou com o texto Admirável mundo louco e o trabalho surtiu efeitos maravilhosos.Os alunos amaram.
.Inferências da professora em relação ao texto.
.Trabalhou o texto com as quintas séries.
.Dividiu os alunos em grupos trabalhando escritura e ilustração.

Unidade 21
Argumentação e linguagem

Pela linguagem organizamos o saber, a vida. Pela linguagem agimos sobre nossos pares e sobre o mundo. Por isso, todos os seres humanos são, ao mesmo tempo, origem e produto da linguagem, origem e produto da história que nos leva a construir formas de comunicação e de atuação específicas.
Marcamos nossa presença no mundo, e na vida das pessoas, pelo concreto exercício da linguagem porque somos seres historicamente situados.

Objetivos da unidade 21:
1.identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos;
2.identificar e analisar diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual;
3.reconhecer a qualidade da argumentação textual.

Seção 1
Argumentação e linguagem
Objetivo sa seção:"identificar marcas da argumentatividade na organização dos textos."
Quando temos conscicência de que nosso objetivo maior ao produzir um texto é fazer o leitor/ouvinte crer em alguma de nossas ideias, classificamos esse texto como argumentativo.Cada motivo ou razão que damos para comprovar a tese é chamado de argumento.
Dependendo da situação de comunicação, das finalidades do ato de linguagem as maneiras de organizar a tese e os argumentos podem variar.

Seção2
A tese e seus argumentos
Objetivo da seção:"Identificar e analisar os diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual."
As diferentes formas que os argumentos podem assumir para comprovar uma tese, sem distiguir entre o ato de convencer(razão) e o ato de persuadir(emoção). O importante é que, na construção do texto argumentativos, todos os argumentos conduzam ao mesmo objetivo e produzam efeitos desejados ao interlocutos.

Seção 3
Qualidade e argumentação
Objetivo da seção:"Reconhecer a qualidade da argumentação textual."

Uma boa argumentação, depende, primeiramente, da clareza do objeto e depois, da solidariedade entre os argumentos, todos devem conduzir para o mesmo objetivo.
Argumentar é firmar uma posição diante de um problema;
Não é possível construir uma boa argumentação com argumentos fracos;
O autor depende de seus pontos de vista;
Na escolha de argumentos, vários níveis de adequação e vários níveis de inadequação quanto a demonstração da tese :os sentidos globais do texto e o objetivo da argumentação é que definem sua qualidade.

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