UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-UnB
DECANATO DE EXTENSÃO-DEX
CENTRO INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO CONTINUA
Área de Formação: Língua Portuguesa
coordenador(a) da Área de formação: Prof.Dr.Dioney M.Gomes
Formadora - UnB: Andreia Alves dos Santos
Formadora: Maria Angela Papini
Estadual
Estado:Santa Catarina
Município: Joaçaba
Número de Cursistas: 13
Identificação: TP4
Unidade: 14
Mês de referência: Junho/2009
OBJETIVOS:
#Reconhecer texto eleitor como criadores de significados;
#Relacionar objetivos com diferentes textos e significados de leitura;
#Amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura.
PROCEDIMENTOS E CRONOGRAMA
1.Leitura da crônica : "Por que os jovens não devem ler."(Ulises Tavares) .
Comentamos sobre a boa leitura e a influência desta sobre nossas vidas.(15min)
2.Iniciamos nosso encontro com a leitura e comentários do texto:"O processo da leitura.As questões sobre o significado do texto-decodificação e o processo inferencial.As questões de leitura de mundo.(1:10min)
3.ler com os professores o "Atenção" da página 75 e 76 , comentar a mensagem nele incutida (30min)
4.Ler e resolver com os professores as questões da atividade 5-"Nossas Cidades".
(30min)
Ler com atenção o resumindo(10min)
5.Analisar com bastante atenção o importante da página 91.Como atividade de casa repassar a atividade 16--Sugerir aos professores o avançando na prática da página 97.
MATERIAL DE APOIO
DECANATO DE EXTENSÃO-DEX
CENTRO INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO CONTINUA
Área de Formação: Língua Portuguesa
coordenador(a) da Área de formação: Prof.Dr.Dioney M.Gomes
Formadora - UnB: Andreia Alves dos Santos
Formadora: Maria Angela Papini
Estadual
Estado:Santa Catarina
Município: Joaçaba
Número de Cursistas: 13
Identificação: TP4
Unidade: 14
Mês de referência: Junho/2009
OBJETIVOS:
#Reconhecer texto eleitor como criadores de significados;
#Relacionar objetivos com diferentes textos e significados de leitura;
#Amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura.
PROCEDIMENTOS E CRONOGRAMA
1.Leitura da crônica : "Por que os jovens não devem ler."(Ulises Tavares) .
Comentamos sobre a boa leitura e a influência desta sobre nossas vidas.(15min)
2.Iniciamos nosso encontro com a leitura e comentários do texto:"O processo da leitura.As questões sobre o significado do texto-decodificação e o processo inferencial.As questões de leitura de mundo.(1:10min)
3.ler com os professores o "Atenção" da página 75 e 76 , comentar a mensagem nele incutida (30min)
4.Ler e resolver com os professores as questões da atividade 5-"Nossas Cidades".
(30min)
Ler com atenção o resumindo(10min)
5.Analisar com bastante atenção o importante da página 91.Como atividade de casa repassar a atividade 16--Sugerir aos professores o avançando na prática da página 97.
MATERIAL DE APOIO
.Mensagem inicia;
.Por que os jovens não devem ler;
.Textos verbais e não verbais;
.Significados de textos;
.Nacos de nuvens;(atividades com tirinhas da Mafalda)
.Caça-palavras;
.Vídeos-slides
.Nova ortografia com a turma da Monica.
OBSERVAÇÕES;
Como devemos trabalhar as histórias em quadrinhos;
Materiais complementares;
Sugestões de músicas e poesias;
Os encontros estão sendo muito proveitos e todos estão realmente gostando.Além do material realmente ótimo que foi oportunizado aos professores.
PONTOS NEGATIVOS:
.O desabafo quanto os alunos analfabetos;
.Tudo sobra para a escola;
.Falta de respeito dos alunos em relação aos professores;
.Desvalorização da classe do magistério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário