FORMADOR(A)
MARIA ANGELA PAPINI
IDENTIFICAÇÃO
TP 03
UNIDADE – 1 3
OBJETIVO(S):
1- importância do uso e função da escrita(cotidiano);
2-relacionar o letramento com as práticas da cultura local;
3-construir a escrita, considerando a cultura local,regional e nacional.
1
Mensagem inicial-“Se tivéssemos andado mais depressa.”
Ler discutir, analisar, perceber semelhanças...
10 min.
2
Leitura do iniciando a conversa.
Leitura, escrita, cultura...destacar, comentar pontos positivos e negativos.
Ouvir a opinião das professoras cursistas.
30 min.
PROCEDIMENTOS
E CRONOGRAMA:
3
O letramento-Realizar as atividades junto com os professores (sessão 1-)
Logo após passar ao estudo sobre os textos verbais e não verbais.
Ambigüidade...
Frases ambiguas
Sugerir atividades para as professoras realizarem-Indo a aula-Página 28 TP4
1:10
min
4
Letramento e diversidade cultural;
Ler e comentar ,ouvir sugestões sobre o avançando na prática da página41;
Ler e comentar o resumindo
Ampliando as referências
Discutir a ambiguidade
1:10
min
5
MATERIAL DE APOIO:
Repassar sites para as professoras:
►.www.duvidasacordo@brasilescola.com.br
►.www.soportugues.com.br
►www.portugues.com.br
►.textos sobre linguagem verbal e não verbal;
►.frases e textos ambíguas;
.►texto de apoio:Por que resumir.
.►Os dez erros mais cometidos em redações;
.►Como construir uma redação;
.►Texto:prima Julieta(Murilo Mendes)
►Além de vídeos instrutivos e slides...
OBSERVAÇÕES:
►O encontros do Gestar II com os professores do meu Pólo são bem tranqüilos,analisamos, trocamos idéias, matérias, sugestões de atividades.
Surgem sempre algumas polêmicas referentes ao andamento das aulas e a questão de que tudo precisa ser resolvido na escola.
Aos poucos vamos a nos encontrando, afinal o material é muito bom e o estamos descobrindo juntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário