sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

RELATO DE OUTUBRO

UNIVERSIDADE DE BRASILIA
DECANATO DE EXTENSÃO-DEX
CENTRO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA
ÀREA DE FORMAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA
COORDENADOR DA ÁREA DE FORMAÇÃO: Prof.Dr. Dionei M Gomes
FORMADORA-UNB: Andreia Alves dos Santos
Formadora:Maria Angela Papini Santa Catarina
Município: Joaçaba Formadora:Estadual
MÊS DE REFERÊNCIA: OUTUBRO
RELATÓRIO MENSAL DE
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS GESTAR II





No mês de outubro iniciamos nossas atividades com o mesmo entusiasmo dos encontros anteriores.
Os professores sempre com experiências a relatar, a troca de trabalhos a valiosa oralidade por eles apresentada ao repassar ao grande grupo como as atividades realizadas com os alunos baseadas nos Tps haviam sido gratificantes.
Percebo em meu grupo de professores um grande amor pelo GESTAR II e que nossos encontros não são simplesmente mais um em suas vidas e sim uma soma de conhecimento e agradáveis momentos.
Nos mês em questão trabalhamos o TP6 e neste nos aprofundamos em questões referentes a argumentação e linguagem, produção textual: planejamento e escrita, o processo de produção textual; revisão e edição, literatura para adolescentes.
Destacamos a importância da oralidade em sala de aula, a competência leitora e o reconhecimento da escrita como prática social, para além dos mitos relacionados ao ato de escrever.
Entendemos que as atividades de falar, ler e escrever representam dificuldades comuns apresentadas pela maioria de nossos alunos em diferentes situações de uso da linguagem.
Atividades de leitura, compreensão e produção de textos, análise e descrição da língua estimula os alunos a refletir sobre a realidade que os cerca.
A importância da revisão de um texto, e desta forma sua reorganização. Sempre que escrevemos o fazemos para alguém e não somente para nós.
A revisão tem contribuído para um significativo avanço na qualidade da escrita dos alunos.
Preparar-se para a leitura é de suma importância, respeitar a entonação e os fatos narrados no texto para construir um ritmo de leitura adequado aos fatos narrados.
Quanto maior
O número de textos que oferecemos aos alunos, maiores serão suas oportunidades de leitura e apreciação.
“Leitura, escrita, revisão, conhecimento, aproximação de literaturas fazem com que nossos alunos sejam cada vez mais apreciadores de bons textos e bons escritores.”

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