domingo, 22 de novembro de 2009

RELATO TP1-UNIDADE 1

UNIVERSIDADE DE BRASILIA
DECANATO DE EXTENSÃO-DEX
CENTRO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA
ÀREA DE FORMAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA
COORDENADOR DA ÁREA DE FORMAÇÃO: Prof.Dr. Dionei M Gomes
FORMADORA-UNB: Andreia Alves dos Santos
Formadora:Maria Angela Papini Santa Catarina
Município: Joaçaba Formadora:Estadual
TP 01
RELATÓRIO MENSAL DE
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS GESTAR II
TP1-UNIDADE 1:Variantes lingüísticas:dialetos e registros
Seção 1- As inter-relações entre língua e cultura
Seção 2- Os dialetos do português
Seção 3 - Os registros do português
SEÇÃO 1
+Aquisição e desenvolvimento da linguagem;
+Linguagem e interação;
+Locutor e interlocutores igualmente importantes;
+A língua não reflete só sobre o mundo, mas reflete o mundo.
RELAÇÃO LINGUA CULTURA
+Crônica: composição curta, cotidiano, contar histórias...
Conteúdo: lírico e poético, apresenta emoção...
+Narrativa: Conta a história por meio de um narrador
Espaço e tempo/narrador-observador/narrador-personagem
+Cultura: Conjunto de ações pensamentos e valores de uma pessoa ou comunidade.
+Língua: caráter dinâmico, a melhor expressão da cultura e um forte elemento de sua transformação.
SEÇÃO 2
+Língua sistema aberto, em construção;
+Possui regularidades, um sistema a ser seguido;
+Sistema aberto, oferece inúmeras variações de uso;
+Cria novas interações.
+Dialetos: Variantes comuns de um grupo.
+Registros: Variantes de cada sujeito.
+Sujeito aprende a língua em contato com sua família, amigos...
+Vai construindo seu modo de saber;
+Queira ou não os sujeitos pertencem a grupos;
+O comportamento lingüístico revela a que grupo você pertence;
+Cada grupo tem seu dialeto ,a língua varia para cada região
PRINCIPAIS DIALETOS:
+Etário,
+Geográfico;
+Regional;
+Gênero(fem+masc)
+Social;
+Profissional.
+Nenhum dialeto é melhor que o outro.
+IDIOLETO: Marca pessoal/cruzamento de vários dialetos.
SEÇÃO 3
+Registros básicos da linguagem:
+Informal: sem barreira
+Formal: com barreiras
⃗Cada uso individual e momentâneo da língua constitui o que chamamos de registro.
CONSIDERAÇÕES DO ENCONTRO
Ao iniciarmos nossos encontros do GESTAR é possível sentir grande satisfação dos professores por estarem se encontrando novamente.
A mensagem inicial é lida e comentada cada professor expõe sua experiências em relação aos trabalhos realizados com os alunos.
È com grande satisfação e orgulho que percebo o prazer com que apresentam os trabalhos dos alunos e o que contam sobre as aulas e do quanto estas ficaram mais interessantes e os alunos perguntam aos profes quais as novidades dos GESTAR.
Nos é muito gratificantes e aos poucos comecemos perceber que estamos caminhando para a reta final de um projeto maravilhoso.

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