UNIVERSIDADE DE BRASILIA
DECANATO DE EXTENSÃO-DEX
CENTRO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA
ÀREA DE FORMAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA
COORDENADOR DA ÁREA DE FORMAÇÃO: Prof.Dr. Dionei M Gomes
FORMADORA-UNB: Andreia Alves dos Santos
Formadora:Maria Angela Papini Santa Catarina
Município: Joaçaba Formadora:Estadual
O mês de novembro iniciou com sabor de que o GESTAR II esta caminhando para a reta final.
Nossos encontros sempre foram iniciados com uma mensagem e esta era discutida com os
professores.
A troca de experiências e atividades diferentes era sempre muito esperada e disputada por todos.
Os relatos sobre as aplicações dos trabalhos com base nos TPs era surpreendente. A maravilha que era de encher os olhos de tanta beleza.
iniciamos o TP1 onde viajamos juntos pelas variantes linguísticas, dialetos e eregistros.
Vimos a cultura e o português- O texto Ciúmee Retrato Velho.
Ficar emociados com o texto "Conta de novo da noite em que nasci."
A norma culta, a paródia, as modalidades da língua e o interlocutor.
A importância da interação que o texto realiza.
o locutor, o pacto com o leitor, experiência fantástica com o universo das letras.
A questão do dialogo os processos intertextos, a paráfrase, a paródia, a alusão...
Enfim, o "tornar nosso olhar e ouvidos mais sensíveis e mais critícos com relação a própria vida."
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
domingo, 22 de novembro de 2009
RELATO TP1-UNIDADE 1
UNIVERSIDADE DE BRASILIA
DECANATO DE EXTENSÃO-DEX
CENTRO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA
ÀREA DE FORMAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA
COORDENADOR DA ÁREA DE FORMAÇÃO: Prof.Dr. Dionei M Gomes
FORMADORA-UNB: Andreia Alves dos Santos
Formadora:Maria Angela Papini Santa Catarina
Município: Joaçaba Formadora:Estadual
TP 01
RELATÓRIO MENSAL DE
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS GESTAR II
TP1-UNIDADE 1:Variantes lingüísticas:dialetos e registros
Seção 1- As inter-relações entre língua e cultura
Seção 2- Os dialetos do português
Seção 3 - Os registros do português
SEÇÃO 1
+Aquisição e desenvolvimento da linguagem;
+Linguagem e interação;
+Locutor e interlocutores igualmente importantes;
+A língua não reflete só sobre o mundo, mas reflete o mundo.
RELAÇÃO LINGUA CULTURA
+Crônica: composição curta, cotidiano, contar histórias...
Conteúdo: lírico e poético, apresenta emoção...
+Narrativa: Conta a história por meio de um narrador
Espaço e tempo/narrador-observador/narrador-personagem
+Cultura: Conjunto de ações pensamentos e valores de uma pessoa ou comunidade.
+Língua: caráter dinâmico, a melhor expressão da cultura e um forte elemento de sua transformação.
SEÇÃO 2
+Língua sistema aberto, em construção;
+Possui regularidades, um sistema a ser seguido;
+Sistema aberto, oferece inúmeras variações de uso;
+Cria novas interações.
+Dialetos: Variantes comuns de um grupo.
+Registros: Variantes de cada sujeito.
+Sujeito aprende a língua em contato com sua família, amigos...
+Vai construindo seu modo de saber;
+Queira ou não os sujeitos pertencem a grupos;
+O comportamento lingüístico revela a que grupo você pertence;
+Cada grupo tem seu dialeto ,a língua varia para cada região
PRINCIPAIS DIALETOS:
+Etário,
+Geográfico;
+Regional;
+Gênero(fem+masc)
+Social;
+Profissional.
+Nenhum dialeto é melhor que o outro.
+IDIOLETO: Marca pessoal/cruzamento de vários dialetos.
SEÇÃO 3
+Registros básicos da linguagem:
+Informal: sem barreira
+Formal: com barreiras
⃗Cada uso individual e momentâneo da língua constitui o que chamamos de registro.
CONSIDERAÇÕES DO ENCONTRO
Ao iniciarmos nossos encontros do GESTAR é possível sentir grande satisfação dos professores por estarem se encontrando novamente.
A mensagem inicial é lida e comentada cada professor expõe sua experiências em relação aos trabalhos realizados com os alunos.
È com grande satisfação e orgulho que percebo o prazer com que apresentam os trabalhos dos alunos e o que contam sobre as aulas e do quanto estas ficaram mais interessantes e os alunos perguntam aos profes quais as novidades dos GESTAR.
Nos é muito gratificantes e aos poucos comecemos perceber que estamos caminhando para a reta final de um projeto maravilhoso.
DECANATO DE EXTENSÃO-DEX
CENTRO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA
ÀREA DE FORMAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA
COORDENADOR DA ÁREA DE FORMAÇÃO: Prof.Dr. Dionei M Gomes
FORMADORA-UNB: Andreia Alves dos Santos
Formadora:Maria Angela Papini Santa Catarina
Município: Joaçaba Formadora:Estadual
TP 01
RELATÓRIO MENSAL DE
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS GESTAR II
TP1-UNIDADE 1:Variantes lingüísticas:dialetos e registros
Seção 1- As inter-relações entre língua e cultura
Seção 2- Os dialetos do português
Seção 3 - Os registros do português
SEÇÃO 1
+Aquisição e desenvolvimento da linguagem;
+Linguagem e interação;
+Locutor e interlocutores igualmente importantes;
+A língua não reflete só sobre o mundo, mas reflete o mundo.
RELAÇÃO LINGUA CULTURA
+Crônica: composição curta, cotidiano, contar histórias...
Conteúdo: lírico e poético, apresenta emoção...
+Narrativa: Conta a história por meio de um narrador
Espaço e tempo/narrador-observador/narrador-personagem
+Cultura: Conjunto de ações pensamentos e valores de uma pessoa ou comunidade.
+Língua: caráter dinâmico, a melhor expressão da cultura e um forte elemento de sua transformação.
SEÇÃO 2
+Língua sistema aberto, em construção;
+Possui regularidades, um sistema a ser seguido;
+Sistema aberto, oferece inúmeras variações de uso;
+Cria novas interações.
+Dialetos: Variantes comuns de um grupo.
+Registros: Variantes de cada sujeito.
+Sujeito aprende a língua em contato com sua família, amigos...
+Vai construindo seu modo de saber;
+Queira ou não os sujeitos pertencem a grupos;
+O comportamento lingüístico revela a que grupo você pertence;
+Cada grupo tem seu dialeto ,a língua varia para cada região
PRINCIPAIS DIALETOS:
+Etário,
+Geográfico;
+Regional;
+Gênero(fem+masc)
+Social;
+Profissional.
+Nenhum dialeto é melhor que o outro.
+IDIOLETO: Marca pessoal/cruzamento de vários dialetos.
SEÇÃO 3
+Registros básicos da linguagem:
+Informal: sem barreira
+Formal: com barreiras
⃗Cada uso individual e momentâneo da língua constitui o que chamamos de registro.
CONSIDERAÇÕES DO ENCONTRO
Ao iniciarmos nossos encontros do GESTAR é possível sentir grande satisfação dos professores por estarem se encontrando novamente.
A mensagem inicial é lida e comentada cada professor expõe sua experiências em relação aos trabalhos realizados com os alunos.
È com grande satisfação e orgulho que percebo o prazer com que apresentam os trabalhos dos alunos e o que contam sobre as aulas e do quanto estas ficaram mais interessantes e os alunos perguntam aos profes quais as novidades dos GESTAR.
Nos é muito gratificantes e aos poucos comecemos perceber que estamos caminhando para a reta final de um projeto maravilhoso.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009

“NARRADORES DE JAVÉ”
Estávamos ansiosos para assistirmos ao filme,pois já havia comentado com os cursistas da beleza da obra e sua riqueza em relação aos acontecimentos no filme apresentados.
Fiquei sabendo deste filme pela professora orientadora do Gestar II Andreia.
Ela comentou e nos indicou o filme dizendo que era maravilhoso, além de extremamente cativante e que este poderia ser trabalhado em sala de aula com nossos alunos,além de ser ótimo pra ser trabalhado com os nossos cursistas.
A professora Andréia nos encaminhou até mesmo atividades complementares sobre o filme.Estas foram repassadas aos alunos cursistas.
Bom,voltando ao filme sou até mesmo suspeita para falar sobre ele, pois simplesmente apaixonei-me pela grandeza da “arte” nele apresentada.
O cinema nacional mais uma vez está de parabéns.
A realidade apresentada no filme, o vocabulário nele apresentado, a cultura, a visão do povo, a simplicidade, o amor pela história do povo, enfim a essência na sua grandeza...
terça-feira, 15 de setembro de 2009
RELATO TP6 UNIDADE 22

RELATÓRIO MENSAL GESTAR IIUNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-
UnBDECANATO DE EXTENSÃO-
DEXCENTRO INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Prof. Dr. Dioney M. Gomes
Formadora - UnB: Andreia Alves dos Santos
Formador (a) Estadual:Maria Ângela Papini
Estado: Santa Catarina
Município: Joaçaba
Nº de cursistas:13
Dia:17/09/09
Mês de referência: Segundo encontro do mês de Setembro
Unidade 22
Produção textual:planejamento e escrita
Tratamos da escrita e da leitura como temas importantes para a construção do conhecimento linguístico no aprendizado da língua portuguesa a partir de uma perpesctiva do desenvolvimento da competência comunicativa.
A pratica da leitura e da escrita devem ser incentivadas e estratégias para que os alunos aprendam a ler e compreender os textos uns dos outros.
Objetivos da unidade 22:
1.O planejamento;
2.O planejamneto e estratégias;
3.A escrita.
Seção 1
O planejamento
Objetivo da seção:"Apresentar elementos de reflexão e estratégias relacionadas ao planejamento de textos."
Visamos a apresentção de elementos de reflexão e estratégias de atuação em sala, relacionadas ao processo de planejamento de um texto.
Pensamos que um bom texto pode ser produzido a partir de atividade de pré-escrita e trabalho em grupo, por exemplo.E uma boa aula de escrita é baseada na prática e no diálogo reflexivo.
Seção 2
O planejamento:Estratégias
Objetivo da seção:"identificar estratégias que podem ser utilizadas para o planejamento e a escrita de textos."
.Identificar estratégias que podem ser utilizadas para o planejamento de textos;
.Estratégias devem ser variadas para cativar os alunos;
.O professor constroi andaimes que vão sendo internalizados pelos alunos;
Seção 3
A escrita
Objetivo da seção:"Desenvolver atividades de planejamento e escrita,considerando a construção e revisão textual."
.A produção textual tem como trabalho central a escrita do texto;
.A escrita se desenvolve a partir de um processo de avanços e retrocessos, mas á medida que praticamos fica mais fácil vermos os avanços;
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