quinta-feira, 28 de maio de 2009



MOMENTOS..........


GUIA GERAL


Resumo do Guia Geral
Gestar II – Programa Gestão da Aprendizagem escolar.Unidade 1 – O Gestar II como programa de formação Continuada em Serviço.É um programa de formação continuada semipresencial, orientada para a formaçãode professores de Matemática e língua Portuguesa, objetivando a melhoria do processo ensino-aprendizagem.A finalidade do programa é elevar a competência dos professores e seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sociocultural.A modalidade do programa é de formação semipresencial fundamentada pele teoria e pelos pressupostos da educação a distância, que oferece estratégias de estudo individual, visando a autonomia do estudante. Esta formação, apoiada por cadernos teóricos- práticos para o estudo autônomo, inclui encontros presenciais para a realização de atividades como: troca de experiências e reflexão individual e em grupos, esclarecimentos de dùvidas e questionamentos , planejamento e elaboração de situações didáticas, análise crítica das atividades práticas em sala de aula.O programa garante a formação continuada em serviço para professores e formadores a ser desenvolvida ao longo de um ano, sendo 96h presenciais para formadores e 204 horas não- presenciais. Devendo ter no mínimo 75% de freqüência, entregar os portfólio e as atividades indicadas. O formador receberá sua certificação pela UNB.O professor cursista estadual/ municipal ficará sob responsabilidade do professor formador, tendo 300 horas de curso: 120 presencial e 180 à distância. A certificação será feita pela secretaria estadual/ Municipal.Os materiais de ensino-aprendizagem são:6 cadernos de Teoria e Prática – T P1 Guia Geral1 caderno do FormadorEstratégias para implementação e avaliação;Oficinas Coletivas;Plantão pedagógico;Realização das atividades;Relatórios quinzenais;Atividades em sala de aula.Unidade 2 - A Proposta Pedagógica do Gestar IIO trabalho do Gestar II se baseia na concepção sócio-construtivista do processo de ensino-aprendizagem, onde alunos e professor constroem juntos o conhecimento em sala de aula por meio de uma relação apoiada no interesse e na participação ativa dos alunos e da atuação do professor como mediador, entre os alunos e o conhecimento sócia e historicamente construído.Currículo do Gestar II – Língua PortuguesaObjetivo Geral: Possibilitar ao professor de Língua Portuguesa de ano finais um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.Nos cadernos de Teoria e Prática , busca-se evidenciar que, no trabalho com a linguagem, se privilegia o uso da Língua como atividade social e comunicativa em que os interlocutores atuam em um espaço cultural e histórico.Os Cadernos de Teoria e Prática:TP1- Linguagem e CulturaTP2- Análise Lingüística e Análise LiteráriaTP3 – Gêneros e Tipos TextuaisTP4 – Leitura e Processos de Escrita ITP5 - Estilo, Coerência e CoesãoTP6 – Leitura e Processos da Escrita IIUnidade 3 - A Implementação do Gestar IIOrganização dos Cadernos de Teoria e Prática1- Título da Unidade2- Iniciando nossa conversa3- Definindo nosso Ponto de Chegada: objetivos4- SeçõesAtividadesIndo à sala de aulaAvançando na práticaImportanteRecordandoResumindoBibliografiaLeituras SugeridasAmpliando nossas ReferênciasCorreção das AtividadesSistema de Avaliação do Professor CursistaDireitos e deveres;Freqüência de 75%Lição de casa ou socializando o conhecimento ( portfólio)ProjetoAtribuições e Responsabilidades do Formador para com o CursistaPlanejar os encontros presenciais e os planos de aulas;Participar de apresentação e divulgação do Gestar;Realizar o acompanhamento da prática pedagógica do professor.Executar as sessões presenciais;Acompanhar ou orientar o estudo individual do professor cursista, a sua prática pedagógica, a ação do coordenador da escola;Listar as dificuldades e demandas mais correntes na implementação do programa nas escolas e sugerir medidas de correção;Avaliar o desenvolvimento do professor cursista, analisando indicadores de desempenho registrando o seu progresso;Manter o coordenador do programa atualizado, apresentando relatórios e resultados das avaliações.Unidade 4- O Gestar II, as expectativas de mudança e a Especificidade do Programa emem cada escola.O Programa conta com a construção coletiva dos professores, coordenada pelos formadores. Eles devem reservar horas para estudo individual, participar das sessões presenciais e se comprometer com o grupo de colegas, levando as suas parcelas de vivência para serem trabalhadas com as dos outros.A dupla professor – aluno serão foco do Gestar II, a escola terá que voltar todas as suas ações para o aprimoramento desta relação, do ponto de vista afetivo e pedagógico, visando o desenvolvimento global dos alunos.Unidade 5 - Procedimentos para a utilização dos cadernos de Atividades de Apoio àAprendizagem do aluno.AAA – Caderno de Atividade de Apoio à Aprendizagem do Aluno.Objetivos:Subsidiar as aulas com atividades individualizadas dos alunos que se diferem quanto ao ritmo e forma de aprendizagem.Promover atividades para ensinar conteúdos que o aluno não aprendeu anteriormente e sanar deficiências detectadas ao longo do processo.

domingo, 24 de maio de 2009

Amizade é...


AMIGOS E PONTO!!!!!!!!!!!

Amigos.......
Difícil querer definir amigo.
Amigo é quem te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta.
Amigo é mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante, costas largas.
É quem tentou e fez, e nao tem o egoísmo de não querer compartilhar o que
aprendeu.
É aquele que cede e nao espera retorno, porque sabe que o ato de compartilhar um instante qualquer contigo já o realimenta, satisfaz. É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que você.
É a compreensão para o seu cansaço e a insatisfação para a sua reticência.
É aquele que entende seu desejo de voar, de sumir devagar, a angústia pela compreensão dos acontecimentos, a sede pelo "por vir".
É ao mesmo tempo espelho que te reflete, e óleo derramado sobre suas águas agitadas. É quem fica enfurecido por enxergar seu erro, querer tanto o seu bem e saber que a perfeição é utopia.
É o sol que seca suas lágrimas, é a polpa que adocica ainda mais seu sorriso.
Amigo é aquele que toca na sua ferida numa mesa de chopp, acompanha suas vitórias, faz piada amenizando problemas. É quem tem medo, dor, náusea, cólica, gozo, igualzinho a você.
É quem sabe que viver é ter história pra contar.
É quem sorri pra você sem motivo aparente, é quem sofre com seu sofrimento, é o padrinho filosófico dos seus filhos.
É o achar daquilo que você nem sabia que buscava.
Amigo é aquele que te lê em cartas esperadas ou não, pequenos bilhetes em sala de aula, mensagens eletrônicas emocionadas.
É aquele que te ouve ao telefone mesmo quando a ligação é caótica, com o mesmo prazer e atenção que teria se tivesse olhando em seus olhos.
Amigo é multimídia.
Olhos... amigo é quem fala e ouve com o olhar, o seu e o dele em sintonia telepática.
É aquele que percebe em seus olhos seus desejos, seus disfarces, alegria, medo.
É aquele que aguarda pacientemente e se entusiasma quando vê surgir aquele tão esperado brilho no seu olhar, e é quem tem uma palavra sob medida quando estes mesmos olhos estão amplificando tristeza interior.
É lua nova, é a estrela mais brilhante, é luz que se renova a cada instante, com múltiplas e inesperadas cores que cabem todas na sua íris.
Amigo é aquele que te diz "eu te amo" sem qualquer medo de má interpretação : amigo é quem te ama "e ponto". É verdade e razão, sonho e sentimento. Amigo é pra sempre, mesmo que o sempre não exista.

MEMORIAL



TOCANDO EM FRENTE
Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Ou nada sei.
Falar ou contar sobre nossa vida escolar nos leva a reviver sentimentos e lembranças guardadas eternamente em nossas memórias e coração.A caixa de Pandora de nossos dias.Acredito que as coisas mais incríveis que vivi a maioria estão ligadas aos momentos que estive na escola.Iniciei minha caminhada como aluna na ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOAQUIM D'AGOSTINI em Lacerdópolis,município que resido até os dias atuais.Lembro perfeitamente do meu primeiro dia de aula, minha professora era Dona Doro, pessoa dotada de saber incondicional me conduziu pelos caminhos do traçado das letras e pelo fantástico mundo do som das palavras.A cada som e compreensão de palavras era uma grande vitória e uma alegria sem descrição.Lembro que foi ela mesma que me apresentou ao primeiro livro de "histórias" chamado "A turma do Pererê"(Ziraldo) e a partir dai foram viagens imensas pela literatura esta que até hoje sou apaixonada.
Os anos foram passando e a vida escolar cada vez mais maravilhosa descobrindo cores,dores e sabores dentro da educação.No ginásio(hoje ensino fundamental) novas descobertas e até mesmo o primeiro amor está ligado a escola, pois nela encontrei quem me fazia ficar sonhando acordada.Mas o dever de ser uma aluna dedica sempre foi o maior objetivo.Minha família sempre acompanhando,dando forças, chamando para a realidade sempre que se fazia necessário.
Cheguei ao Ensino Médio e agora a vontade de ser professora parece que falava mais alta e fui Cursar em uma cidade vizinha o famoso curso do Magistério (Escola de Educação Básica Celso Ramos-Joaçaba)Nesta escola encontrei outros saberes,novas visões sobre a Educação amigos inesquecíveis e professores eternamente lembrados que com certeza de mim não lembram, mas eu recordo como parte de época infinitamente importante.Como o professor Vicente de estágio , e a professor Marilde de didática,com eles e os demais aprendi muito, muito sobre educação e como me portar como profe.Gostaria de dizer que nem tudo foi tão lindo, que existiu sim, experiências tristes mas não gostaria de agora citá-las.
Após a formatura do Magistério passei então para o curso superior e fui cursar Letras em Palmas no Paraná.Novos desafios,sair de casa,viajar,morar com pessoas desconhecidas, cultura e costumes diferentes.Mas aos poucos a vida novamente vai se encarregando de arrumar tudo de forma linda e Deus sempre dando sua força infinita.A faculdade foi maravilhosa, muitos amigos,brigas rsrsrs, desafios a cada hora.È isso que quero???E era!!! Me formei com muitas dificuldades, agora financeiras,mas como tudo passa...
Anos depois de formada voltei a Palmas para fazer meu curso de Pós-Graduação e mais uma vez tudo era contagiante dentro da descoberta das letras.
Hoje, 22 anos depois, estou aqui escrevendo este memorial e sou formadora do curso Gestar.Agora, desejo enfrentar mais um desafio dentro de minha vida educacional.Cursar o mestrado.Mas isso ainda esta engatinhando.
Mil beijos a todos os que fizeram parte de minha vida seja na parte escolar,profissional ou particular.Espero que todos tenham coisas boas para lembrar de sua vida escolar, sei que não só coisas boas ,mas EU quero lembrar só das boas.Posso?AHHHHHHH...posso ??Beijos.